Páginas

1.6.20

BABBIE, Earl. Chapter 9: Survey Research. The practice of social research. 12ª ed. , Wadsworth Publishing, p. 253-2921, 2010.


CAPÍTULO 9: Pesquisa de opinião

Tópicos apropriados para pesquisa de pesquisa

As pesquisas podem ser usadas para fins descritivos, explicativos e exploratórios. Eles são usados ​​principalmente em estudos que têm pessoas individuais como unidades de análise. Embora esse método possa ser usado para outras unidades de análise, como grupos ou interações, algumas pessoas devem servir como respondentes ou informantes.

A pesquisa é provavelmente o melhor método disponível para o pesquisador social que está interessado em coletar dados originais para descrever uma população grande demais para ser observada diretamente.

As pesquisas também são excelentes veículos para medir atitudes e orientações em uma grande população.

Diretrizes para fazer perguntas

As pesquisas incluem o uso de um questionário - um instrumento projetado especificamente para obter informações que serão úteis para análise.

Escolha formulários de perguntas apropriados

Perguntas e declarações

Se você pode resumir a atitude em uma declaração bastante breve, pode apresentá-la e perguntar aos entrevistados se eles concordam ou não.

questionário
Um documento contendo perguntas e outros tipos de itens projetados para solicitar informações apropriadas para análise.

perguntas abertas
Perguntas para as quais o respondente é solicitado a fornecer suas próprias respostas.

perguntas fechadas
Perguntas da pesquisa em que o entrevistado é solicitado a selecionar uma resposta dentre uma lista fornecida pelo pesquisador.

Escala Likert, um formato no qual os entrevistados são solicitados a concordar, concordar, discordar ou discordar totalmente, ou talvez aprovar, aprovar e assim por diante.

Perguntas abertas e fechadas

A construção de perguntas fechadas deve ser guiada por dois requisitos estruturais. Primeiro, as categorias de resposta fornecidas devem ser exaustivas: devem incluir todas as respostas possíveis que podem ser esperadas. Frequentemente, os pesquisadores garantem isso adicionando uma categoria como "Outros (especifique: ________)". Segundo, as categorias de resposta devem ser mutuamente exclusivas: o respondente não deve se sentir obrigado a selecionar mais de um. (Em alguns casos, convém solicitar várias respostas, mas isso pode criar dificuldades no processamento e análise de dados posteriormente. )

Tornar itens claros

Não é preciso dizer que os itens do questionário precisam ser claros e inequívocos, mas a ampla proliferação de perguntas não claras e ambíguas nas pesquisas faz com que o ponto seja enfatizado.

Podemos nos envolver tão profundamente no tópico em exame que as opiniões e perspectivas são claras para nós, mas não para nossos entrevistados - muitos dos quais prestaram pouca ou nenhuma atenção ao tópico.

Evite perguntas duplas

Como regra geral, sempre que a palavra “e” aparecer em uma pergunta ou declaração do questionário, verifique se você está fazendo uma pergunta dupla.

Os entrevistados devem ser competentes para responder

Ao pedir aos respondentes que forneçam informações, você deve se perguntar continuamente se eles podem fazê-lo de maneira confiável.

Os entrevistados devem estar dispostos a responder

Muitas vezes, gostaríamos de aprender coisas de pessoas que elas não estão dispostas a compartilhar conosco.

As perguntas devem ser relevantes

Da mesma forma, as perguntas feitas em um questionário devem ser relevantes para a maioria dos entrevistados. Quando atitudes são solicitadas sobre um tópico em que poucos entrevistados pensaram ou realmente se preocupam, os resultados provavelmente não serão úteis.

Itens curtos são os melhores

No interesse de ser inequívoco e preciso, e de apontar para a relevância de uma questão, os pesquisadores tendem a criar itens longos e complicados. Isso deve ser evitado.

O entrevistado deve ser capaz de ler um item rapidamente, entender sua intenção e selecionar ou fornecer uma resposta sem dificuldade.

Evitar itens negativos

A aparência de uma negação em um item do questionário abre caminho para uma fácil interpretação incorreta. Solicitado a concordar ou discordar da afirmação "Os Estados Unidos não devem reconhecer Cuba", uma parte considerável dos entrevistados lerá a palavra não e responderá nessa base.


Evitar itens e termos tendenciosos

O significado da resposta de alguém a uma pergunta depende em grande parte de sua redação. Isso vale para todas as perguntas e respostas. Algumas perguntas parecem incentivar respostas específicas mais do que outras. No contexto de questionários, viés refere-se a qualquer propriedade de perguntas que incentive os respondentes a responder de uma maneira específica.

Construção do questionário

Formato geral do questionário

Um questionário mal elaborado pode levar os entrevistados a não responder a perguntas, confundi-los sobre a natureza dos dados desejados e até levá-los a jogar fora o questionário.

Matrix Questions

Com bastante frequência, convém fazer várias perguntas com o mesmo conjunto de categorias de respostas. Normalmente, esse é o caso sempre que as categorias de resposta do Likert são usadas. Nesses casos, muitas vezes é possível construir uma matriz de itens e respostas, conforme ilustrado na Figura 9-5.

Pedido de itens em um questionário

A ordem na qual os itens do questionário são enviados também pode afetar as respostas. Primeiro, a aparência de uma pergunta pode afetar as respostas dadas às posteriores.

Se for solicitado aos entrevistados que avaliem sua religiosidade geral (“Qual a importância de sua religião para você em geral?”), suas respostas a perguntas posteriores relativas a aspectos específicos da religiosidade terão como objetivo a consistência com a avaliação prévia.

Instruções do questionário

Todo questionário, seja ele preenchido pelos respondentes ou administrado pelos entrevistadores, deve conter instruções claras e comentários introdutórios, quando apropriado.

É útil iniciar cada questionário autoaplicável com instruções básicas para preenchê-lo. Embora muitas pessoas hoje em dia tenham experiência com formulários e questionários, comece dizendo exatamente o que você deseja: que elas devem indicar suas respostas para determinadas perguntas, colocando uma marca de seleção ou um X na caixa ao lado da resposta apropriada ou escrevendo sua resposta quando solicitado. Se muitas perguntas abertas forem usadas, os respondentes devem receber algumas diretrizes sobre se respostas breves ou longas são esperadas. Se você deseja incentivar seus respondentes a elaborar suas respostas a perguntas fechadas, isso deve ser observado.

Se um questionário tem subseções - atitudes políticas, atitudes religiosas, dados históricos - introduza cada uma delas com uma breve declaração sobre seu conteúdo e propósito. Por exemplo, "Nesta seção, gostaríamos de saber o que as pessoas consideram os problemas mais importantes da comunidade".

Pré-teste do questionário

Não importa quão cuidadosamente os pesquisadores projetem um instrumento de coleta de dados, como um questionário, sempre há a possibilidade - na verdade, a certeza - de erro. Eles sempre cometem algum erro: uma pergunta de grande porte, que as pessoas não podem responder, ou alguma outra violação das regras que acabamos de discutir. A proteção mais segura contra esses erros é o pré-teste total ou parcial do questionário. Dê o questionário às dez pessoas da sua liga de boliche, por exemplo. Geralmente, não é essencial que os participantes do pré-teste incluam uma amostra representativa, embora você deva usar pessoas para as quais o questionário seja pelo menos relevante.

Pesquisas on-line

Como vimos, uma objeção imediata que muitos pesquisadores sociais fazem às pesquisas on-line diz respeito à representatividade: as pessoas que podem ser pesquisadas on-line serão representativas de populações significativas, como todos os adultos dos EUA, todos os eleitores e assim por diante?Essa é a crítica levantada em relação às pesquisas por fax ou por telefone.

Nem todo mundo de interesse pode ser alcançado pela Internet, nem se sente confortável em usá-lo para participar de pesquisas. Além disso, as pessoas menos disponíveis para pesquisas on-line não representam um segmento comum da população em geral. Os pobres e os idosos, por exemplo, provavelmente estão sub-representados em pesquisas on-line. Ao mesmo tempo, à medida que mais e mais pessoas obtêm acesso à Internet, esse problema diminui. (Uma crítica inicial às pesquisas por telefone foi que nem todo mundo tinha um telefone. )

A Survey Sampling, Inc. , sugere os seguintes prós e contras para a realização de pesquisas on-line:

  • Use palavras consistentes entre o convite e a pesquisa. Não use termos como "número de identificação exclusivo" no convite e peça aos respondentes que digitem sua "senha" quando chegarem à pesquisa. Mudar a terminologia pode ser confuso.

  • Use linguagem clara e simples.

  • Não force o respondente a rolar a tela para baixo na URL do local do estudo.

  • Ofereça-se para compartilhar os resultados selecionados do estudo com todos que completarem a pesquisa. Os entrevistados geralmente recebem informações como uma recompensa por participar do estudo, principalmente quando jovens e adolescentes.

  • Planeje a hora do dia e o dia da semana para correspondência, dependendo do assunto do estudo e do tipo de entrevistado. Envie o convite no final da tarde, noite ou fim de semana, quando é mais provável que os entrevistados leiam correspondência em casa, especialmente se o estudo solicitar que os entrevistados verifiquem um item na cozinha ou outra área da casa. Se for planejado um questionário de pais e filhos, envie o convite no final da tarde quando as crianças estiverem em casa, não no início do dia, quando os entrevistados não puderem concluir o estudo porque as crianças estão na escola.

  • Esteja ciente das limitações técnicas. Por exemplo, atualmente, os usuários da WebTV não podem acessar pesquisas usando Java. Se os sistemas dos entrevistados precisarem habilitar o Java ou exigir acesso ao streaming de vídeo, alertem os participantes do painel no início do estudo, e não no meio.

  • Teste incentivos, recompensas e sorteios para determinar a oferta ideal para a melhor resposta. Pesquisas mais longas geralmente exigem incentivos maiores.

  • Limite os estudos a 15 minutos ou menos. *

  • Especificar que os entrevistados foram especialmente selecionados para a pesquisa e estabelecer um prazo para a participação aumentaram as taxas de resposta.

Pontos fortes e fracos da pesquisa

Pesquisas são particularmente úteis para descrever as características de uma grande população. Uma amostra de probabilidade cuidadosamente selecionada, combinada com um questionário padronizado, oferece a possibilidade de fazer afirmações descritivas refinadas sobre um corpo discente, uma cidade, uma nação ou qualquer outra população grande.

RESUMO

Introdução

Apesquisa de pesquisa, um método popular de pesquisa social, é a administração de questionários a uma amostra de entrevistados selecionados de alguma população.

Tópicos apropriados para pesquisa de pesquisa

A pesquisa é especialmente apropriada para a realização de estudos descritivos de grandes populações;os dados da pesquisa também podem ser usados ​​para fins explicativos.

Os questionários fornecem um método de coleta de dados (1) fazendo perguntas às pessoas ou (2) pedindo-lhes que concordem ou discordem das declarações que representam pontos de vista diferentes. As perguntas podem ser abertas (os respondentes fornecem suas próprias respostas) ou fechadas (eles selecionam em uma lista de respostas fornecidas).

Diretrizes para fazer perguntas

Os itens de um questionário devem seguir várias diretrizes: (1) A forma dos itens deve ser apropriada ao projeto;(2) os itens devem ser claros e precisos;(3) os itens devem perguntar apenas uma coisa (isto é, perguntas de cano duplo devem ser evitadas);(4) os entrevistados devem ser competentes para responder ao item;(5) os entrevistados devem estar dispostos a responder o item;(6) as perguntas devem ser relevantes para o respondente;(7) os itens normalmente devem ser curtos;(8) termos negativos devem ser evitados para não confundir os respondentes;(9) os itens devem ser redigidos para evitar respostas tendenciosas.

Construção do questionário

O formato de um questionário pode influenciar a qualidade dos dados coletados.

É necessário um formato claro para perguntas de contingência, para garantir que os respondentes respondam a todas as perguntas que lhes são destinadas.

A questão da matriz é um formato eficiente para apresentar vários itens que compartilham as mesmas categorias de resposta. • A ordem dos itens em um questionário pode influenciar as respostas dadas.

Instruções claras são importantes para obter respostas apropriadas em um questionário.

Osquestionários devem ser pré-testados antes de serem administrados à amostra do estudo.

Osquestionários são geralmente administrados de uma das três maneiras principais: por meio de questionários autoaplicáveis, entrevistas presenciais ou pesquisas por telefone. Os pesquisadores também estão explorando pesquisas on-line.

Questionários auto-administrados

Geralmente, é aconselhável planejar correspondências de acompanhamento no caso de questionários auto-administrados, enviando novos questionários aos respondentes que não responderem ao apelo inicial. O monitoramento adequado dos retornos do questionário fornecerá um bom guia para quando uma correspondência de acompanhamento é apropriada.

Pesquisas de Entrevistas

Os entrevistadores devem ser neutros em aparência e ações; a presença deles no processo de coleta de dados não deve afetar as respostas dadas aos itens do questionário.

Os entrevistadores devem ser cuidadosamente treinados para se familiarizarem com o questionário, para seguir exatamente o texto e a ordem das perguntas e registrar as respostas exatamente como são dadas.

Os entrevistadores podem usar sondas para obter uma resposta incompleta ou ambígua. As sondas devem ser neutras. Idealmente, todos os entrevistadores devem usar as mesmas sondas.

Pesquisas por telefone

As pesquisas por telefone podem ser mais baratas e mais eficientes do que as entrevistas pessoais, e podem permitir maior controle sobre a coleta de dados.

A discagem de dígitos aleatórios (RDD) é uma técnica útil para eliminar possíveis desvios na seleção de números.
O desenvolvimento de entrevistas telefônicas assistidas por computador (CATI) é especialmente promissor.

Pesquisas on-line

Novas tecnologias oferecem oportunidades adicionais para pesquisadores sociais, pesquisas pela Internet. Esse método, no entanto, deve ser usado com cautela, pois os entrevistados podem não ser representativos da população pretendida.

Comparação da pesquisa diferente

Métodos

As vantagens de um questionário autoaplicável em relação a uma pesquisa de entrevista são economia, velocidade, falta de parcialidade do entrevistador e a possibilidade de anonimato e privacidade para incentivar respostas sinceras a questões delicadas.

As vantagens de uma pesquisa de entrevista sobre um questionário autoaplicável são menos questionários incompletos e menos perguntas incompreendidas, geralmente taxas mais altas de conclusão e maior flexibilidade em termos de amostragem e observações especiais.

As principais vantagens das pesquisas por telefone sobre as entrevistas presenciais são as economias de custo e tempo. Os entrevistadores por telefone têm mais segurança do que os entrevistadores pessoais e podem ter um efeito menor na própria entrevista.

As pesquisas on-line têm muitos dos pontos fortes e fracos das pesquisas por correio. Embora eles sejam mais baratos de conduzir, garantir que os entrevistados representem uma população mais geral pode ser difícil.

Forças e fraquezas

A pesquisa em geral oferece vantagens em termos de economia, quantidade de dados que podem ser coletados e a chance de provar uma grande população. A padronização dos dados coletados representa outra força especial da pesquisa. • A pesquisa de pesquisa tem várias fraquezas: é algo artificial, potencialmente superficial e relativamente inflexível. É difícil usar pesquisas para obter um sentido completo dos processos sociais em seus ambientes naturais. Em geral, a pesquisa de pesquisa é comparativamente fraca em termos de validade e forte em confiabilidade.

Análise Secundária

A análise secundária fornece aos pesquisadores sociais uma opção importante para “coletar” dados de maneira barata e fácil, mas com um potencial custo em validade.

Ética e Pesquisa

As pesquisas geralmente pedem informações particulares e os pesquisadores devem manter essas informações confidenciais.

Como fazer perguntas pode causar desconforto psicológico ou prejudicar os entrevistados, o pesquisador deve minimizar esse risco. 

Nenhum comentário: