Páginas

28.8.06

HABRAKEN, N.J. El diseño de soportes.

INTRODUÇÃO
Intenção: apresentar propostas para um método de desenho de casas adaptáveis tendo como foco principal a construção de casas em grande escala. Trata-se de usar o potencial da produção industrial aliada à possibilidade de adaptação e, conseqüentemente, melhoria da qualidade das casas para cada morador. O usuário deve participar do processo de decisão, mesmo na produção massificada.

Conceito de suporte: casa é o resultado de um processo no qual o usuário pode tomar decisões. O suporte é um edifício que pode ser individualmente e facilmente adaptado, sem que seja necessário um grande esforço por parte do morador.

SUPORTES E UNIDADES SEPARÁVEIS
É importante incluir a participação do morador no processo de produção para poder explorar ao máximo a tecnologia.
Suporte: decisões controladas pela comunidade.
Unidade separável: o morador (indivíduo) decide.

A idéia é desenhar um conjunto de regras que orientem as possíveis variações e que permita fácil entendimento ao morador. Não se pode esquecer que o usuário não é um projetista.
O suporte não é simplesmente um esqueleto. Trata-se de uma estrutura com espaços, onde o morador encontra insinuações e oportunidades de transformar esse espaço num lugar seu. Cada suporte representa um certo estilo de vida. Pode agradar a uma pessoa e não outra. A variabilidade deve ser pensada de forma que não seja nem excessiva, gastando dinheiro para abranger possibilidades de adaptação que nunca serão utilizadas, e nem escassa, dando poucas opções ao usuário.

SUPORTES E UNIDADES DE MORADIAS
Um suporte pode ser desenhado para permitir outras adaptações: construção de anexos, união de duas casas formando uma nova ou até mesmo a modificação da função inicial proposta para a casa. Esta pode, por exemplo, ser transformada numa padaria.

SUPORTES E GENTE
Por que as pessoas mudam suas casas?
*Necessidade de identificação: os edifícios são usados como meio de auto-expressão, levando os proprietários a personalizar seu ambiente.
*Mudanças no estilo de vida: as pessoas mudam. Conhecem coisas novas e vão sentindo necessidade de modificar o espaço à medida que se modificam elas próprias.
*Novas tecnologias: o surgimento da tv, por exemplo, fez surgir o espaço antes inexistente da sala de telvisão. Agora temos o “home theatre”.
*A família se transforma: a composição familiar muda, a idade dos filhos determina alterações no comportamento.

SUPORTES COMO PROBLEMA DE DESENHO
O desenho de suportes deve resolver duas questões principais:
*Avaliação dos usos possíveis: o suporte deve acomodar as alternativas de distribuição preferidas.
*Coordenação de suportes e unidades separáveis: pessoas diferentes devem ser capazes de construir seus espaços independentemente e estes espaços devem então se unir uns aos outros no mesmo suporte com o mínimo esforço e custo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou lendo o livro para escrever a minha tese de mestrado, mas leio na versão espanhola que é a versão que tem na minha faculdade. Uma coisa não entendi muito bem, a única coisa que difere os suportes das unidades separáveis é mesmo e apenas a participação da comunidade/morador e as suas respectivas decisões?

Se for possível esclarecer-me esta dúvida estarei muito grata!

Nicole BFR