Páginas

18.6.18

LEVY, Jacques. La mobilité comme bien public. En: Métropolitiques, 21 septiembre 2011. París: Association. Metropolitiques, 2011.

A mobilidade deve ser entendida como um bem público. como outros bens públicos (educação, cultura, etc.), apenas na medida em que participa de um sistema de bens públicos que se sustentam que pode ser um valor.

Há de fato correntes importantes de debate público que adotam a posição afirmando um dever de não-mobilidade . Estas correntes consideram que a proximidade é um mandamento moral e a mobilidade é um mal em si. Fazendo como se o a mobilidade era em si um perigo para a natureza, eles estigmatizam todo o transporte.

Direito à mobilidade vs direito à imobilidade

A ideia de que identidade seria necessariamente alcançado pela estabilidade em um lugar é altamente questionável e participa de uma visão indubitavelmente envelhecida da integridade individual baseada na ausência de movimento e de mudança.

O direito à mobilidade obviamente não impõe o uso obrigatório deste direito. Podemos até dizer que, se considerarmos a imobilidade como uma escolha, é bom que o deslocamento seja tecnicamente possível e estrategicamente viável. O direito à imobilidade pode ser visto como um aspecto particular do direito à mobilidade.

A mobilidade não se limita a viajar

A capacidade de ir a algum lugar é um recurso, mesmo que você não faça uso permanente dele. No entanto, a gestão desta mobilidade é um capital, um componente de um capital espacial feito competência (saber organizar as viagens certas no momento certo com as métricas certas) e experiência. A mobilidade não é uma dívida, mas uma liberdade.

Mobilidade como bem público

Se assumirmos que a mobilidade pode ser um bem público, segue-se que as infra-estruturas devem ser concebidas de forma a tornar possível um nível de mobilidade que a torne um bem público eficaz.

Como bem público, a mobilidade é o mais próximo possível de outros bens públicos: a educação é coordenada com a cultura, que tem a ver com a urbanidade, que é em si uma contribuição para a política, através da civilidade. 

A mobilidade está particularmente relacionada com outros bens mas também para a mudança social e para tudo o que contribui para da jornada biográfica individual (alteridade).

Nenhum comentário: